Porto e Lisboa - uma rivalidade entre cidades

Não é segredo nenhum que os habitantes de Lisboa e do Porto não gostam muito uns aos outros. Além disso, ambas cidades portuguesas têm seus adeptos também entre estrangeiros. Cada destas pessoas pode dar argumentos para justificar e defender a sua escolha. Pessoalmente não quero começar uma discussão (porém, se queria adicionar algo da sua parte, fâ-lo ;)), mas descrever uma situação com ajuda dos textos literários. Na primeira parte vou presentar as descrições do Porto, na segunda de Lisboa. E finalmente na terçeira vou mostrar os textos que explicar uma rivalidade antiga entre metrópoles dadas.
Alguém podria perguntar pourque o Porto é o primeiro... é mais importante? A minha resposta será curta: simplesmente decidi assim. E o meu poste ;)


Parte I – Porto, cidade invicta


O Porto parece muitas vezes nas novelas escritas pelo Camilo Castelo Branco. Por exemplo em: “Coisas que só eu sei” – o lugar onde se passa a historia é o Porto.

“... pelas 9 horas e meia da noite entrava no Teatro de S. João, desta heróica e muito nobre e sempre leal cidade, um dominó de cetim....”

As palavras em negrito são uma paráfrase dum citação conheçido:

“Antigo, mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto”


Debaixo têm outros extractos da literatura portuguesa que descrevem essa cidade:


“Se o Porto é uma cidade típica, o seu habitante também o é, como nenhum outro em Portugal. Lisboa tem uma população mista que facilmente se desperse e dissolve. A população do Porto é homogénea e o seu traço característico é a solidaridade”
João Chagas

“Eu gosto do Porto. Não o Porto erudito do Sampaio Bruno ou do burguês e literário do Ramalho. Gosto de um Porto cá muito meu...”
Miguel Torga

“... cidadão do Porto, o homem português mais livre, mais progressivo, mais responsável e mais capaz que a nossa patria deu...”
Miguel Torga


Parte II – Lisboa


“Lisboa diverte-se, Coimbra estuda, Braga reza e o Porto trabalha”

“E és, ao sol que te exhalta e te coroa
Loira, morena, multicolor Lisboa”
Alberto d’ Oliveira “Lisboa”

Nota: Peço desculpa, mas não podia encontrar mais textos, nem pequenos, que descrevem Lisboa. Talvez não sejam tão populares como estes do Porto. Se soubessem  alguns, poderiam mostrar.


Parte III – Uma grande rivalidade


“Existe entre o Porto e Lisboa uma velha rivalidade que se define nas pitorescas designações ridicularizantes com que o azedume do vulgo nas duas terras reciprocamente se mutua”
Sampaio Bruno

“Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas, o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem-estar. O Porto inveja a Lisboa, a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e o Martinho. Detestam-se.”
Eça de Queiros

“...o portuense é o homem mais delicado, mais serviçal, mais bom homem. Somente há três coisas de que ele não gosta – e nesse ponto é mau brincar com ele. Não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade. Da autoridade vinga-se, desprezendo-los. Da polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo as lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mias obsequiada bizarria.”
Ramalho Ortigão


E vocês, são adeptos da qual cidade?




Comentários

  1. Olá,
    Acho a tua iniciativa louvável e gostaria de dar-te os parabéns. Quem me dera a mim dominar o polaco como tu dominas o português.
    Nem mesmo depois de estar na Polónia um ano ainda consigo falar em condições...
    Mais uma vez parabéns e continua o bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Także uważam że należą Ci się gratulacje za niezwykłą stronę - blog
    Ja dopiero zaczynam się uczyc portugalskiego, stąd długo szukałem co to jest "divetre-se" po chwili zrozumiałem że masz drobną literówkę i chodzi o diverte-se.
    Bardzo dziękuję za wspaniałe miejsce do nauki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dziękuję za miłe słowa. Będę się starać, aby blog był jeszcze lepszy. I dziękuję za spostrzegawczość. Przy pisaniu ( i czytaniu) na komputerze zdarzają się literówki ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Jak pisać po portugalsku na komputerze, czyli klawiatura portugalska

Ogrom czasów i trybów w języku portugalskim.

Parabéns - słówko o wielu obliczach