Apresentar-se


Novo post em português e novo assunto. Acho que nenhumas explicações são necessárias por este momento, como todos ou quase todos sabem que significa o título. Simplesmente, vamos discutir como “fazer uma pequena apresentação” quando encontramos a gente nova.

Ao começarmos e bem dizer o seu nome. Então, quando alguém nos pergunata:

Como te chamas? ou Como se chama?

isso significa que quer saber o nosso nome. As duas respostas são possível:

(Eu) chamo-me ou O meu nome é

Na veradade é a primeira que está usada mais frequentamente.

Quando estamos num pais estrangeiro podemos indicar também qual é a nossa nocionalidade. Claro, é mesmo possível que alguém faz uma pergunta:

De onde és? ou De onde é?

Depois, tudo depende da nossa imaginação e do que queremos dizer sobre nos-mesmos. Podem ser: idade (Tenho ..... anos), família, estudos, passatempos etc.

E por fim, um pequeno exemplo. Os leitores do meu blog já sabem algumas coisas sobre mim, mas queria mostrar como podemos apresentar-nos.

„ Eu chamo me a Agnieszka. Sou da Polónia. Sou licenciada dos estudos políticos (com especialização nas relações internacionais). Fiz um parte dos meus estudos no estrangeiro – em Portugal, na Universidade do Porto. Gosto muito de aprender as línguas estrangeiras. Já falo inglês, francês e...... português (que e obvio ;) como escrevo um blog sobre esta língua). Mas claro....QUERIA MAIS !!! “


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jak pisać po portugalsku na komputerze, czyli klawiatura portugalska

Ogrom czasów i trybów w języku portugalskim.

Parabéns - słówko o wielu obliczach