Legenda o trzech rzekach

Kochani czytelnicy bloga, 

dzisiaj chciałabym Wam zaproponować zapoznanie się z jedną z portugalskich legend. Będzie to legenda o trzech rzekach, która opisuje trzy główne rzeki Portugalii - Tejo, Douro oraz Guadiana. Mam nadzieję, że Wam się spodoba. Dodatkowo, pod tekstem znajdziecie zadania dotyczące tego tekstu oraz słownictwo uzupełniające.



Lenda dos três rios

Era uma vez três rios que nasceram em Espanha. Chamavam-se Douro, Tejo e Guadiana. Estavam um dia a contemplar as nuvens e perguntaram-lhes donde vinham.
- Do mar - responderam elas. - Ele é o nosso pai e o nosso avô.
- Onde fica o mar? - perguntaram os rios.
- Lá longe, em Portugal. - responderam as nuvens.
- É grande?
- É, é muito grande.
- Havemos de ir ver o mar.
E combinaram que no dia seguinte iriam os três ver o mar. Assim fizeram.
O Guadiana acordou primeiro e lá foi calmamente, contemplando os montes e as belezas que o espreitavam, e, escolhendo os caminhos por onde passava, ao chegar a Vila Real de Santo António parou maravilhado.
O segundo foi o Tejo. Quando acordou, já o sol ia alto. Começou a andar depressa, quase não escolhendo caminho mas, quando entrou em Portugal, pensou lá consigo que já deveria ter muito avanço e lembrou-se de gozar as campinas e os montes, espreguiçando-se nas margens planas, antes de se lançar nos braços do avô.
O Douro, quando acordou e se viu só, nem esfregou os olhos, partiu à pressa por desfiladeiros e precipícios, não escolhendo caminho, nem pensando em gozar a Natureza.
Assim foi ele que, muito sujo e enlameado, chegou em primeiro lugar. E assim é também que os nossos três rios mais importantes têm características diferentes.

   Fonte: http://www.escolovar.org/3_rios.htm





P.S. Zadania w pełnej formie możecie ściągnąć tutaj:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugalski, a hiszpański

Parabéns - słówko o wielu obliczach

Jak pisać po portugalsku na komputerze, czyli klawiatura portugalska