De diário de uma linguista perfeccionista (2)

Nunca imaginava que fosse possível. Eu, uma pessoa normal, simples e sem nenhumas habilidades extraordinárias. A pessoa que sempre pensava:

 „Se queremos atingir algo especial, ganhar a nossa vida, correr pela estrada dos nossos sonhos, aprender outra língua estrangeira, precisamos de uma varinha de condão, algum talento ou pelo menos grande capacidade mental”.

Porém, com o tempo que passa todos realizamos que isso não é o mais importante. O que conta é um esforço para avançar, uma motivação e uma resistência, um sentido forte para nunca perdermos da vista o nosso objetivo.

„Cada dia estudo para fazer progresso. Um passo mais para realizar o meu sonho. Finalmente falar português. Só falta um poquinho. Mais um esforço.”

Que imagem cor-de-rosa é!
Aqui temos de dizer a verdade:

Isso nem sempre é fácil. Acontecem os momentos complicados e os obstáculos  inesperados, quando nos esquecemos o que fazer neste momento. Qual será o próximo passo.  A nossa vida interfere, e de repente, não temos tempo para nada, não temos energia nenhuma, até não podemos ver estas telenovelas estupidas e absurdas, a nossa motivação foge.

Além disso, todos temos na coração uma tendência para pegar um atalho, em vez de escolher um caminho mais complicado, longo e fatigante.

“Só tenho de estudar durante a aula e quinze minutinhos em casa. Ou bem com este novo método vou aprender falar português muito depressa. Duas semanas e já está.... Se eles escrevem assim, é verdade, não é?”

Claro que não!!!

Uma solução é imaginarmos que este caminho é uma viagem que temos de disfrutar. Algo que nunca acaba e pode ser um grande amor da nossa vida.

E um dia podemos finalmente dizer:

„Ganhei! Que satisfação”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jak pisać po portugalsku na komputerze, czyli klawiatura portugalska

Ogrom czasów i trybów w języku portugalskim.

Parabéns - słówko o wielu obliczach